top of page

Liga da Justiça da América by Eddie Souza


Fiz uma enquete no Facebook, sobre quem desenharia, Vingadores ou Liga da Justiça, e a Liga perdeu, maaaas como eu queria que a minha super equipe preferida ganhasse, depois de fazer Os Vingadores, Fiz também a Liga da Justiça.

A Liga da Justiça da América é uma equipe de super-heróis criada pela editora americana DC Comics, inspirada na Sociedade da Justiça, outra equipe de super-heróis, mas essa criada nos anos 1940. Entre seus membros, destacam-se: Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha , Lanterna Verde, Flash e Caçador de Marte, também conhecidos como os “Sete Magníficos”. Apesar dessa formação ser a mais conhecida, a equipe teve inúmeras outras distribuídas em diversas fases, tais como a Liga da Justiça Satélite, a Liga da Justiça Internacional, Liga da Justiça Europa, Liga da Justiça Força-Tarefa e Liga da Justiça Elite.

Você sabia que a Liga da Justiça tem um estatuto?? pois é!! segue alguns fatos:

Propósito

O propósito da Liga da Justiça da América (LJA), junto com outras Ligas, como a Liga da Justiça da Europa, é manusear ameaças a segurança da Terra – ambas terrestres e extraterrestres – que estejam além do poder das forças de segurança e policiamento convencionais. Se requerido, a Liga deve tomar missões de auxílio a outros planetas. Entretanto, a maior responsabilidade da Liga é a paz e bem-estar da Terra. A Liga deve participar também de serviço público e funções de caridade quando não envolvidos em deveres de prioridade maior.

Financiamento

A Liga da Justiça da América é uma organização não lucrativa incorporada aos Estados Unidos da América. O dinheiro para as operações e manutenção da Liga é custeado pela ONU e Fundação Wayne, que não possuem o direito de saber o uso do capital dentro da estrutura organizacional da Liga, mas retém o direito de limitar ou suspender seu financiamento por qualquer motivo (exceção: Durante o período em que foi Liga da Justiça Internacional, a organização era financiada por Maxwell Lord e a ONU, e Max sabia o uso do capital). A LJA irá usar estes fundos para a manutenção de seus quartéis-generais e equipamento, e certos benefícios especiais para membros (os quais especificamente excluem compensação por serviços prestados).

Limite de membros ativos

A LJA não deve ter mais que doze membros ativos duma vez, a menos que um indivíduo seja garantido com status temporário especial. O limite de membros está de acordo com aceitação das Nações Unidas (ONU).

Condição de membro ativo

Qualquer candidato a membro da LJA deve ser um adulto de idade legal, distinto por ao menos um ano de serviço público ativo, voluntário a participar em todas as missões da Liga, e ser disponível para ser convocado 24 horas por dia. Condição de membro na Liga é garantida independente de raça, cor, credo, sexo ou cidadania.

Candidatura a membro e eleições

Um candidato a membro deve ser indicado por um membro ativo de boa posição em uma reunião regular ou emergencial do grupo. Um candidato será eleito com ao menos dois terços dos votos de total de membros ativos.

Condição de membro fundador

Condição de membro fundador é um status especial dado aos 7 membros sênior da Liga. A LJA não pode exceder mais que 7 membros fundadores duma vez. Membros fundadores servem como autoridade final em todos os assuntos de policiamento, podem valer como voto adicional, como grupo no evento de um desempate, servem como tribunal para todos os assuntos disciplinares, e tem autoridade para dissolver a LJA. Membros fundadores também agem como elo de ligação entre a LJA e as Nações Unidas. Membros fundadores devem permanecer como parte do grupo a fim de manter seu status. Somente um membro fundador ativo pode indicar um candidato a status de membro fundador. O candidato só será eleito com a maioridade de votos do inteiro grupo (membros fundadores, ativos e reservas, passados e presentes). A condição de membro fundador é vitalícia, ou até que o membro opte por declinar da responsabilidade e nomear um substituto. Se um membro fundador é suspenso ou expulso, uma substituição será votada pelo grupo na próxima reunião regular. Atualmente, o status de membro fundador está a cargo de Bruce Wayne (Batman), Hal Jordan (Lanterna Verde), Clark Kent (Superman), Arthur Curry (Aquaman), Barry Allen (Flash), J’onn Jonzz (Caçador de Marte) e Diana Prince (Mulher Maravilha).

Condição de membro reserva

Reservistas são membros que são permitidos a ter status de membro ativo, mas não tem total disponibilidade para ser convocado 24 horas por dia ou estar presente nas reuniões da LJA. Reservistas podem ser evocados pelo líder em eventos em que a Liga não está operando em poderio apropriado para completar a missão atual. Os requerimentos para status oficial de membro reserva são: deve ter auxiliado a Liga em ao menos uma missão, deve ser um adulto de idade legal, distinto por ao menos um ano de serviço público, e ser voluntário a participar d as missões emergenciais da Liga. Reservistas não têm de exercer deveres regulares ou um número de missões que devem efetuar. Reservistas podem ganhar comunicadores da Liga, e podem assistir reuniões de emergência. Eles têm acesso limitado aos quartéis-generais da Liga. Eles devem requerer permissão ao líder ativo do grupo para usar equipamento da LJA. Reservistas podem também exercer serviço público e funções de caridade, e eles têm a opção de não comparecer a reuniões regulares da Liga.Como membros ativos, não são requeridos a revelar suas identidades civis para o resto da Liga. Um reservista que entre nos requerimentos para membro ativo pode fazer petição para tal. A petição dum reservista tem prioridade quando uma vaga ocorre entre os membros ativos. Reservistas podem declinar de seu status como tal a qualquer hora. O status de um reservista é automaticamente desativado se ele for indisponível por 3 chamadas consecutivas para missões.

Condição de membro honorário

Membros honorários são indivíduos que auxiliam numa missão da LJA mas declinam ou são incapazes de assumir condição de membro reserva ou ativo. Eles não podem entrar nos quartéis-generais da Liga sem estarem acompanhados por um membro ativo. Não podem assistir reuniões de emergência, mas eles podem contactar um membro ativo, que determina se o assunto requer a atenção da inteira LJA. Membros honorários não têm de exercer deveres regulares. Eles podem fazer serviços sociais e podem assistir reuniões de negócios. Um voto de dois terços do grupo é necessário para revogar um status de membro honorário.

Condição de chairman (líder)

O dever do líder é coordenar todas as atividades da liga. Cada membro ativo pode ser nomeado para esta posição, que é eleita com dois terços de maioridade de votos. O cargo é aplicável durante menos de um ano, e um mesmo líder pode ser reeleito consecutivamente ilimitado número de vezes. Ao evento que o líder esteja ausente ou incapaz de exercer o cargo, a liderança será assumida pelo membro mais antigo do grupo até que um novo líder seja oficialmente eleito.

Privilégios de membros

Qualquer membro eleito terá status de membro na LJA em termos vitalícios, tendo livre acesso aos quartéis-generais da Liga, e se for membro ativo terá seu próprio quarto e escritório no QG da LJA. Cada membro da LJA terá voto e privilégios iguais (exceção: Membros-fundadores podem valer como voto adicional como grupo no evento de um desempate). Por acordo com a ONU, cada membro da Liga pode viajar para outros países sem necessidade de passaporte. Não é requerido a nenhum membro jurar aliança a qualquer organização externa.

Requerimentos de membros ativos

Nenhum membro da LJA pode aceitar pagamento por serviços quando em sua identidade uniformizada [exceção: Durante o período em que foi financiada por Maxwell Lord (Liga da Justiça Internacional), membros da Liga recebiam um salário.]. Cada membro irá manter um registro de missões individuais ou grupo para os arquivos da Liga. Cada membro deve fazer um relatório explanando motivos de ausência nas missões ou reuniões da Liga. Sempre que possível, um membro deve avisar antecipadamente sobre uma ausência, então o líder pode avaliar o poder do grupo e contatar ativos e/ou reservas se necessário. Membros ativos devem portar seus comunicadores da Liga, estando prontos para serem convocados 24 horas por dia. Membros não são requeridos a revelar suas identidades civis para o resto da Liga, mas podem faze-lo caso queiram, entendido implicitamente que isto será mantido sob o mais alto sigilo. Membros são proibidos de revelar quaisquer segredos do grupo a não-membros, incluindo cônjuges. Qualquer membro ativo não-fundador deverá fazer seu turno no monitor. Como grupo ou indivíduos, qualquer membro, passado ou presente, é proibido de usar seus poderes e habilidades para adquirir poder político, violar os direitos civis de qualquer indivíduo, interferir em assuntos internacionais de nações, ou tomar parte em conflitos internacionais. A LJA não pode interferir na rotina de ações policiais ou qualquer assunto sob jurisprudência federal ou local, salva quando especificamente requerido. Do mesmo modo, não podem interferir em assuntos interplanetários que não tenham a ver com a segurança da Terra sem apropriada autorização da parte envolvida ou duma reconhecida organização de policiamento interestelar (como a Tropa dos Lanternas Verdes).

Reuniões

Encontros regulares de negócios serão efetuadas no QG da LJA 12 vezes por ano, no último sábado de cada mês, a fim de discutir assuntos organizacionais. O comparecimento de todos os membros ativos é esperado. Reuniões de emergência podem ser evocadas a qualquer hora por qualquer membro ativo ou reserva. Todos os membros disponíveis deverão comparecer a reuniões de emergência. Todas as reuniões serão digitalmente gravadas para os arquivos da LJA.

Turnos no monitor

Cada membro ativo é requerido a fazer um rodízio de um serviço de observação do monitor do QG da Liga de 24 horas. Membros fundadores são isentos dos deveres do monitor, mas podem ser voluntários a entrar no rodízio. Se um membro escalado não puder estar disponível, deve de antemão contatar um substituto entre os membros ativos. Cada membro deve cumprir os turnos faltados. O membro deve permanecer desperto em dois terços de seu turno. O membro no dever do monitor tem direito a um convidado, desde que este não interfira no serviço.

Punição de criminosos

Todos os criminosos detidos pela LJA serão trazidos perante um corpo judicial e estarão sujeitos a isto, sejam eles terrestres, extraterrestres ou extradimensionais. Ações de agressão ou má conduta interestelares serão punidos de acordo com os mandatos duma reconhecida organização de policiamento interestelar apropriada. O tribunal em exercício, não a LJA, irá decidir o rigor da punição de um criminoso. Encarceramento será veiculado em instituições convencionais, exceto em casos onde o criminoso não pode ser detido pelas instalações existentes. Neste caso, a LJA tem liberdade a fim de prover uma forma de detenção sob revisão das Nações Unidas ou duma reconhecida organização de policiamento interestelar.

Bom, agora chega de lenga lenga e vamos ver a minha versão, que eu troquei o Caçador de Marte, pelo Cyborg!! pq?? pq o Caçador é tão foda que merece um desenho só dele, mas pra mais tarde!!

Com você a Liga da Justiça da América

Posts Relacionados

Ver tudo
DESTAQUE
INSTAGRAM
ARQUIVO
CATEGORIAS
SIGA-ME
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page