top of page

Mascotes do Brasileirão - Palmeiras


Originalmente, o periquito é o mascote oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Adotado ainda em 1917 pelos torcedores do Palestra Italia, quando o uniforme totalmente verde começou a ser utilizado, o mascote também se origina no fato de que existiam muitas aves deste tipo nos bosques do Parque Antarctica. Os primeiros registros oficiais, no entanto, apareceram somente nos anos 40, logo após os incidentes que fizeram com que o Brasil entrasse na Segunda Guerra Mundial e o Palestra mudasse definitivamente o seu nome para Palmeiras. O Periquito ganhou força entre os torcedores e os jornalistas esportivos, tornando-se o símbolo do clube mais vitorioso do Brasil.

Já na segunda metade da década de 80, a torcida também adotou o porco como mascote. A origem remete à forma pejorativa pela qual os palmeirenses eram chamados pelos rivais. Após quase 20 anos sentindo-se ofendida com o apelido, a torcida decidiu adotar o mascote durante uma partida contra o Santos, pelo Brasileiro de 1986, com gritos de "E dá-lhe Porco, e dá-lhe Porco, olê, olê, olê!", acabando, assim, com as gozações. Pouco depois, para consagrar mudança, a Revista Placar estampou em sua capa o meia Jorginho Putinatti, símbolo daquela geração, segurando um porco no colo. Em 2016, após 30 anos de adoração nas arquibancadas, o Porco foi oficializado como mascote da torcida, ganhando uma forma robusta e imponente, e passando a animar os jogos do Verdão ao lado do Periquito.

Bom no post do Fluminense disse que eu era mais ligado as tradições, mas como nasci na década de 80 o 'Parmera' sempre será o Porco, estão aí está o Mascote do Palmeiras com os meus traços.

Agora segue só mascote de Sampa, próximo post tem Timão na área.. Pó pó pópó pó pó pópó..... Abraços e até a próxima

Eddie Souza

Posts Relacionados

Ver tudo
DESTAQUE
INSTAGRAM
ARQUIVO
CATEGORIAS
SIGA-ME
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page