top of page

Sorria Sempre, Caricatura Renato Sorriso


Hoje vamos falar de alegria...

Pura Alegria

Hoje (01/06), assisti uma das palestras mais inspiradoras dos últimos tempos e o palestrante foi um Gari. Sim, um gari, o Renato Sorriso. Durante sua fala, ele mostrou toda a problematização e soluções que a Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro (Comlurb) têm. O nome da palesta é “A Alegria no Trabalho que Transforma Vidas” onde o próprio Sorriso conta um pouco do que ele conquistou apenas com a sua vassoura. Renato é o cara que mudou o olhar do carioca. Agora, ao ver um uniforme laranja nas ruas usado pelos profissionais de limpeza urbana dá um sorriso e lembra do Renato Sorriso.

Ele conta sua história desde quando era criança e sua mãe dizia: — Estuda menino, ou então você vai virar um lixeiro. E não deu outra, ele virou, mas em uma ordem inversa, Renato depois de uma sambadinha no meio do expediente na Marquês de Sapucaí, virou Renato Sorriso e graças aquele dia, tudo mudou, já que antes disso só tinha completado até a 3ª serie, que repetiu 5 vezes como ele mesmo gosta de frisar.

— Agradeço ao seu Guilherme que me proibiu de sambar naquele dia. E à plateia, que acabou tomando as minhas dores — diz Renato Sorriso.

Hoje, mesmo formado em turismo, ele continua varrendo as ruas do Rio e trazendo alegria aos corações dos cariocas. Ele ainda ressalta que depois daquela sambadinha no meio da passagem das escolas de samba do Rio de Janeiro, a profissão de Gari ficou na boca do povo, onde antes, segundo ele, era apenas um lixeiro, feio, dentuço e de perna fina. Agora todos respeitam não só o Gari Sorriso, como todos os outros Garis do Rio de Janeiro.

As pessoas passaram a enxergá-los depois da repercussão da sambadinha, assim como ter a presença desses profissionais na mídia. Com o seu trabalho de gari, dançarino e sua simpatia, Renato já conhece 12 países representando o Brasil no exterior, como, por exemplo, na festa de encerramento das Olimpíadas de Londres - 2012.

Na palestra de hoje, na Fiocruz, Sorriso arrancou choro e lágrimas dos quase 100 participantes da platéia e já posso dizer que esse cara ganhou um fã E claro, eu não ia deixar essa oportunidade passar:

Renato Sorriso

Pronto, Sorrisos pra todos os lados!

Ganhei até um amigo de whatsapp. —Talvez você não estude, talvez estude, talvez vire um gari, talvez não, mas não importa, sempre respeite todos os profissionais de igual pra igual, porque minha academia é a academia da rua, é a academia do coração. Quando a pessoa faz as coisas com carinho e amor, sai bem feito, o meu passaporte é a vassoura, com ela, eu conquistei o mundo. — diz Renato Sorriso

Abraços e até a próxima

Eddie Souza

Posts Relacionados

Ver tudo
DESTAQUE
INSTAGRAM
ARQUIVO
CATEGORIAS
SIGA-ME
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page