Mascotes do Brasileirão - Santos


Além dos cariocas, Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense e os paulistas, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, chegou a vez do Santos e seu mascote histórico.

Mas afim o mascote do Santos é peixe ou Baleia?

Sempre que o Santos viajava para jogar em São Paulo, a torcida adversária chamava os torcedores do Santos de 'peixes podres', 'peixeiros.

Em 1933, o Santos recebeu o São Paulo da Floresta (precursor do atual São Paulo) para uma disputa em seu estádio, a Vila Belmiro. "Neste jogo, a torcida do Santos, ao ouvir os gritos dos torcedores adversários, resolveu responder: 'somos peixeiros com muita honra'. Aí foi assumido o apelido", diz Odir Cunha, jornalista, escritor e historiador do Santos. Segundo ele, este jogo foi realizado em 12 de março de 1933 e foi a primeira partida profissional realizada no Brasil.

Mas a mascote surgiu depois. O motivo? "A orca, ou baleia-assassina, é um animal marinho que impõe mais respeito", fala Odir. "Ela é um dos maiores e mais inteligentes predadores dos mares", diz.

Enquanto a torcida continua chamando o Santos carinhosamente de peixe, o clube criou a dupla Baleinha e Baleião, mascotes oficiais que entram em campo antes de todo o jogo do time para entreter as arquibancadas e manter a tradição.

Na minha ótica a orca tem a aparência muito boazinha, estão resolvi trocar por uma imponente Baleia Branca, branca porque combina com a camisa branca do clube Santista.

Com vocês o meu mascote do Santos.

#santos #futebol #brasileirão #Campeonatobrasileiro #Mascote #eddiesouza #ilustração #desenho #ilustrador #cartoon

Posts Relacionados

Ver tudo
DESTAQUE
INSTAGRAM
ARQUIVO
CATEGORIAS
SIGA-ME
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon